Prepare-se! Cia Burlesca oferecerá oficinas de danças populares e teatro político

 

A cidade do Cruzeiro recebe, nos dias 24 de novembro e 1º de dezembro, duas oficinas em espaços públicos da cidade. A primeira atividade, de danças populares, será realizada no Ginásio de Esportes e a oficina de teatro político, na Biblioteca Pública, são gratuitas e aberta ao público de todas as idades. Os encontros terão duração de quatro horas, das 14h às 18h.

 

As oficinas fazem parte do projeto Diqueiros no Cruzeiro, que traz a história inspiradora da líder comunitária de uma comunidade de Lagolândia, no interior de Pirenópolis (GO). Benedita Cipriano Gomes, mais conhecida na região como ‘Santa Dica”, atuou com bravura na luta pela divisão por terras entre as décadas de 1920 e 1930 e hoje é exemplo do empoderamento feminino em espaços de poder.

 

Na oficina de danças populares, os integrantes da Cia Burlesca trarão ritmos como cacuriá, côco, ciranda, samba e cantigas de roda. A dinâmica vai trabalhar conceitos de coletividade, colaboração em equipe, consciência corporal, noção de tempo e espaço de forma lúdica, espontânea e orgânica.

 

Os exercícios voltados para a oficina de teatro político, que será realizada em 1º de dezembro, vai fechar a edição do projeto Diqueiros no Cruzeiro. Nesta atividade, o objetivo é explorar a discussão sobre equidade de gênero. A discussão tem com foco a opressão social impostas às mulheres, tema intimamente relacionado à peça ‘Bendita Dica’.

 

A Biblioteca Pública do Cruzeiro receberá a doação de exemplares dos livros para o acervo da historiadora e professora na cidade berço de Benedita Cipriano, Waldetes Aparecida Rezende, inclusive a obra que inspirou o espetáculo ‘Bendita Dica’, ‘Bendita Dica, o livro ‘Santa Dica - História e Encantamentos’.

 

O projeto Diqueiros no Cruzeiro conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal e vai levar uma importante contribuição pedagógica à comunidade local.

 

Oficina de Danças Populares

Dia 24 de novembro (sábado), das 14h às 18h

Ginásio de Esportes do Cruzeiro

Endereço: Q. 811 - Cruzeiro Novo

 

Oficina de Teatro Político

1º de dezembro (sábado), das 14h às 18h

Biblioteca Pública do Cruzeiro

Endereço: Quadra 03 - A/E C, SRES - Cruzeiro Velho