BENDITA DICA

Santa Dica é o mote do espetáculo voltado para todos os públicos. Atores, músicos e bonecos estão em cena para contar a história de Benedita Cipriano Gomes, a Santa Dica, poderosa líder comunitária que criou em Lagolândia, na região de Pirenópolis-GO, entre os anos 20 e 30, uma grande comunidade que dividia a terra por igual e construiu um cotidiano baseado nos princípios de igualdade, solidariedade e produção coletiva.

 

Em Bendita Dica, a narrativa vai desde sua fama nos sertões atraindo cada vez mais seguidores, passa pela perseguição por parte das autoridades insatisfeitas com suas atitudes revolucionárias, evoca seu dom em conversar com anjos, e o episódio conhecido como O Dia do Fogo. Tudo isso contado com leveza, comédia e responsabilidade.

 

O espetáculo discute por meio da história de Santa Dica dois pontos cruciais de nossa sociedade: a questão da posse da terra e do poder. Tratar do direito a posse da terra é hoje fundamental, num momento em que se trava uma guerra no campo, guerra essa que a mídia a serviço do latifúndio insiste em esconder.

 

A dramaturgia foi construída coletivamente, a partir de pesquisa bibliográfica, filmográfica, e também de relatos de moradores de Lagolândia-GO ouvidos pelo elenco. Os atores além de interpretar os personagens na história, manipulam bonecos tanto com Bunrako (técnica japonesa), como mamulengo (fantoche nordestino).

Desde sua criação, em março de 2016, Bendita Dica já realizou diversas apresentações, ficou em temporada na Sala Conchita de Moraes do Teatro Dulcina, circulou em onze escolas públicas do DF, e também participou dos seguintes eventos/festivais: II Seminário Internacional Teatro e Sociedade; 4ª Conferência Nacional de Política paras Mulheres; III Seminário de Letras do IFB de São Sebastião;

- 5º Festibra - Festival de Teatro para Infância de Brasília; 15ª Plenária Estatutária - Congresso Estadual Extraordinário e Exclusivo da CUT Brasília; 1º Circuito de Feiras e Mostras Culturais da Reforma Agrária do DF e Entorno; Brigada Carlos Marighella de Agitação e Propaganda do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra no Assentamento Gabriela em Brazlândia/DF;  Festival dos IPÊS 2017; VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia/X Congresso Brasileiro de Agroecologia; Mostra Candanga de Teatro de Bonecos 2017 - Espaço Invenção Brasileira (Taguatinga/DF); XIV Quartas Dramáticas - Ameaça e Resistência (UnB); Brasília Cênica Espaço Moinho de Vento (Santa Maria/DF); Encontro Estadual do MST de Goiás e Distrito Federal; 4º EVOÉTA - Festival do Dia internacional do Teatro e Circo (Anápolis/GO); 5ª Bienal do B (T-Bone); Vivência com estudantes da UFG no Centro de Formação Santa Dica dos Sertões do MST (Corumbá de Goiás/GO); 5º ENAFOR (Brasília/DF); Curso Feninismo e Marxismo da Escola Nacional Florestan Fernandes (Guararema/SP).

Prêmios

Prêmio Sesc do Teatro Candango 2019 - Melhor espetáculo infantil

Críticas

Linhas de força em “Bendita Dica” da Cia Burlesca - Prof. Rafael Villas Bôas

A Dica foi santa - Militante Marcos Freitas