Escolas públicas do Cruzeiro recebem o espetáculo ‘Bendita Dica’ em novembro

 

As segundas e terças-feiras de novembro serão de aprendizagem e entretenimento para os alunos de oito escolas públicas do Cruzeiro. Entre os dias 05 de novembro e 04 de dezembro, a Cia Burlesca apresentará o espetáculo ‘Bendita Dica’, uma forma de manter viva a história de luta e resistência de Benedita Cipriano Gomes, a Santa Dica. As sessões fazem parte do projeto Diqueiros no Cruzeiro, que passará ainda pela Biblioteca Pública e pelo Ginásio de Esportes da cidade.

 

O espetáculo, que também teve como inspiração o livro ‘Santa Dica - História e Encantamentos’, de Waldetes Aparecida Rezende, retrata a vida de uma poderosa líder comunitária que liderou um exército de homens na luta pela divisão igualitária de terras na região de Lagolândia, interior de Pirenópolis (GO). A forte atuação de Santa Dica em sua comunidade entre os anos 20 e 30 traz à tona questões atuais, como a questão da posse da terra e do protagonismo feminino.

 

Cada escola atendida pelo projeto receberá duas sessões da peça para contemplar alunos de cada turno. O espetáculo e a obra fortalecem nas meninas o pensamento crítico e político, além de encorajá-las a ocupar os espaços de poder e de tomada de decisões.

 

A peça teatral pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e tem como objetivo apontar um relato importante de construção coletiva e solidariedade para dar esperança à luta por uma vida melhor em comunidade.

 

‘Bendita Dica’ estreou nos palcos de Brasília em março de 2016 e já foi assistido em festivais, eventos, plenárias, congressos e assentamentos. Em agosto de 2016, o grupo realizou o sonho de levar a peça aos moradores de Lagolândia com um projeto piloto e independente, que também passou por Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás e Pirenópolis.

 

Projeto Diqueiros no Cruzeiro

Além das escolas, o projeto também vai passar pela Biblioteca Pública do Cruzeiro, com apresentação da peça e uma roda de conversa com a escritora do livro ‘Santa Dica - História e Encantamentos’, de Waldetes Aparecida Rezende e os atores da Cia Burlesca. A atividade está marcada para 17 de novembro, às 16h. No dia 1º de dezembro, o prédio público recebe a Oficina de Teatro Político das 14h às 18h. 

 

Já no Ginásio de Esportes da região administrativa, o projeto oferecerá uma Oficina de Jogos Teatrais e Danças Populares, das 14h às 18h do dia 24. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no dia. 

 

O projeto Diqueiros no Cruzeiro conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal e vai levar uma importante contribuição pedagógica à comunidade local. 

 

Cia Burlesca

A Cia Burlesca de Teatro Político traz em seu repertório espetáculos que questionam e provocam a reflexão para desmascarar a realidade, problematizar estereótipos, preconceitos, a manipulação da informação e as disputas de poder. Tendo como fonte de inspiração a luta de classes, o grupo procura, por meio de linguagem popular, colocar em pauta temas que promovam a ascensão da classe trabalhadora e uma cultura política mais humana e igualitária.

 

SERVIÇO

De 05 a 27 de novembro 

Segundas e terças-feiras

Espetáculo Bendita Dica

Escolas Públicas do Cruzeiro

CALENDÁRIO

05 de novembro - Jardim de Infância 02 do Cruzeiro às 10h30 e 14h

12 de novembro - Escola Classe 05 do Cruzeiro às 10h30 e 14h

13 de novembro - Centro Educacional 02 do Cruzeiro às 11h e 19h30

19 de novembro -  Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão às 11h e 14h

20 de novembro - Centro de Ensino Fundamental 01 do Cruzeiro às 11h e 14h

26 de novembro - Centro Educacional 01 às 8h30 e 14h 

27 de novembro - Escola Classe 08 do Cruzeiro às 8h30 e 10h30

04 de dezembro - Escola CLasse 04 do Cruzeiro às 11h e 14h00

FICHA TÉCNICA

Direção e Músicas: Mafá Nogueira

Elenco: Julie Wetzel, Lyvian Sena e Pedro Caroca

Produção: Cia Burlesca

Assistente de Produção: Pedro Henrick

Fotografia: Matheus Alves

Registro Audiovisual: Matheus Manfredini

Designer Gráfico: Nara Oliveira

Assessoria de Imprensa: Joanna Alves

Palestrante: Waldetes Rezende

Intérpretes de Libras: Fernando Guimarães e Rodrigo Machado